O que já é bom, vai ficar ainda melhor. A M.A. Máquinas, por intermédio da recém-criada Universidade M.A. e a Univel Centro Universitário, formalizaram oficialmente no dia 21 de novembro, um termo de cooperação técnica para atuação conjunta na realização de programas e projetos técnicos e educacionais, com ênfase em pesquisa, formação de recursos humanos, capacitações, seminários, cursos e estágios voltados à produção e difusão de conhecimento técnico, socioeconômico, ambiental e cultural.

O compromisso de cooperação mútua prevê o envolvimento de profissionais, servidores e colaboradores nos eventos técnicos, educacionais, de aperfeiçoamento. Para isso, M.A. Máquinas e Univel vão disponibilizar suas estruturas físicas e respaldo técnico a programas específicos. No caso da instituição de ensino superior, o compartilhamento de salas de aula, laboratórios e a Fazenda Escola.

A M.A. Máquinas manterá suas portas abertas a alunos da instituição para visitas técnicas, entrevistas, estudos de caso, pesquisas de campo e bibliográfica; oficinas temáticas e acompanhamento da rotina dos setores e departamentos.

Logo após a assinatura do convênio realizada na Univel, a diretoria e colaboradores da M.A. Máquinas conheceram o Centro Tecnológico do curso de Agronomia da Univel e descerraram uma placa comemorativa alusiva à parceria.

Para o gerente administrativo-financeiro da M.A. Máquinas, Ângelo Giombelli Filho, não há empresa forte sem os melhores profissionais e isso se alcança com capacitação. “Foi pensando dessa forma que decidimos estreitar ainda mais a relação com a Univel, uma instituição referência em ensino, capaz de acelerar o nosso projeto Universidade M.A.”.

Conforme Ângelo Giombelli Filho, a ideia é treinar não somente os colaboradores e clientes, mas avançar também junto aos futuros profissionais da empresa dispostos a encarar novos desafios. “Além de usufruir da estrutura da instituição de ensino, queremos também receber osacadêmicos para conhecer a nossa realidade e mostrar o que temos de melhor em tecnologia John Deere”. 

A Fazenda Escola da Univel atende o desejo de treinar os profissionais da M.A. Máquinas no campo, segundo Ângelo Giombelli Filho. “Teremos um espaço amplo para fazer testes e inclusive treinar os operadores de máquinas, que muitas das vezes são os filhos dos produtores ou funcionários rotativos. Ao extrair o melhor do equipamento, conseguimos devolver ao cliente os resultados de eficiência e rentabilidade nas lavouras tão almejados”.

A Univel é uma instituição que avança em inovação quando o assunto é ensino, aponta o gerente administrativo-financeiro da M.A. Máquinas. “E um dos pontos principais para tornar ainda mais sólida essa parceria foi justamente a Fazenda Escola, onde será possível fazer toda a operação, desde o plantio, colheita e posteriormente a análise de dados em sala de aula para chegar aos apontamentos necessários voltados ao incremento das próximas operações, indo ao encontro da nossa estratégia de trabalho”.

A coordenadora do curso de Agronomia da Univel, engenheira agrônoma Vanessa Taques, considera as parcerias de extrema relevância para uma instituição de ensino superior. “A proximidade agora é ainda maior, pois estamos trazendo de fato a M.A. Máquinas e a marca John Deere para dentro da Univel”.

Atualmente, o curso de agronomia conta com 150 alunos. Eles fazem parte da segunda turma de um curso iniciado em 2018. A Fazenda Escola conta com uma área de 17 hectares e fica cerca de 1,5km da Univel.

A assinatura do convênio contou com a presença do diretor-presidente da M.A. Máquinas/John Deere, Marcos Giombelli; do gerente administrativofinanceiro, Ângelo Giombelli Filho; do gerente de Recursos Humanos, Agnaldo Tomazi; da supervisora de RH, Eloisa Techio; dos especialistas em treinamento, Djonathan Ramos e Fábio Ferraz e da assistente de Marketing da M.A. Máquinas, Maria Cecília Prestes. Por parte da Univel, prestigiaram o diretor-administrativo, Tiago Buosi; o pró-reitor acadêmico, Paulo Tadeu e a coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques.

Curso intensivo com professores da USP/Esalq

E a parceria M.A. Máquinas e Univel já começa a render os primeiros frutos, com a realização de um treinamento voltado aos CENs (Consultores Estratégicos de Negócios), nas instalações do centro universitário. "Em vez de deslocar esses profissionais até Campinas, para participar das atividades na USP/Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), os professores daquela instituição virão até aqui", comenta o gerente de Recursos Humanos da M.A. Máquinas, Agnaldo Tomazi. O curso é composto por aulas presenciais e à distância, com duração aproximada de seis meses.

Tudo isso só foi possível por intermédio do projeto Universidade M.A. "Se não tivéssemos hoje essa parceria, em que a Univel está disponibilizando salas de aula e demais estruturas, não seria possível firmar um curso desta natureza, que corresponde a uma pós-graduação". A aula inaugural está prevista para o mês de dezembro.

Outro fator positivo, na ótica de Agnaldo Tomazi, é a logística em Cascavel, com várias companhias aéreas que nos conectam a grandes centros econômicos e de negócios, além da excelente rede hoteleira, consolidando Cascavel como a segunda melhor cidade para se morar.


(Vandré Dubiela / V10 Comunicação)